sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Crianças e Internet

Hoje tivemos uma nova experiência, uma aula diferente,estávamos online num bate papo legal e muito produtivo não somente para o profissional de educação, mas sim para todas as pessoas em geral. Conversamos sobre o tema " Qual a idade certa para uma criança começar a usar a internet". Foi interessante porque  pudemos compartilhar nossas opiniões e analisar a de nossas colegas quanto a este assunto e o professor foi intermediando. Na minha opinião este recurso tem sido muito útil em nossas salas de aula e por isso os professores devem se preocupar cada vez mais em aprender a uitilizá-los, desta forma podemos ajudar nossos alunos de forma que eles usem com responsabilidades.Quanto a idade, do jeito que a modernidade avança tão rapidamente isso hoje não se tem idade certa para começar a ser usufluída, mas com muito cuidado no que eles estão usando, para cada idade devemos oferecer o recurso mais apropriado, por exemplo, crianças muito pequenas sites de jogos pedagógicos onde poderão ampliar o raciocínio e textos, pois, temos textos com diferentes recursos gráficos que podem chamar a atenção deles e de acordo com que eles vão crescendo podemos ir oferecendo mais, fechar nossos olhos e negar que utilizem só trará maior curiosidade e assim vontade em usar, e não para só na vontade, eles buscam sim formas preocupantes de assim o fazer. Por isso nós pais e educadores temos que ter o cuidado com o que nossas crianças estão utilizando e uma responsabilidade enorme para que eles não fiquem abandonadas diante desses recursos e esqueçam do que podem ser mais importante como se relacionarem com outras pessoas, conversar olho no olho, movimentar-se ao brincar com bicicletas por exemplo, ou nadar, coisas que podem ser tão divertidas quanto estar na frente de um computador ou vídeo game..

2 comentários:

  1. Inevitável né?! Como mãe, ainda me sinto em vantagem por poder educá-los pra que aproveitem o melhor que a net tem pra oferecer. E não fiquem como as pessoas da minha geração no circuito google/rede social, rsrs. Belo texto!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí precisamos estar sempre atentos ao que nossos filhos buscam na internet, mas precisamos também proporcionar a eles a oportunidade de aproveitar desta ótima ferramenta que se tem a mão, e se conseguirmos isso teremos internautas responsáveis e capazes de buscar e aproveitar do conhecimento que se tem...

    ResponderExcluir